modelo-de-ciclovia-padrao-CETA cidade de São Paulo ganhará mais 400 Km de ciclovias até o fim de 2016. O anúncio foi feito pelo secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, nesta quarta-feira (4) durante a 7ª reunião do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito (CMTT). Atualmente, a cidade conta com 63 Km de vias segregadas exclusivamente para o deslocamento de ciclistas.

No início da atual gestão, a Prefeitura previu a criação de uma rede de 400 Km de vias cicláveis (ciclofaixas, ciclorrotas e ciclovias) em quatro anos. Tatto anunciou que essas vias serão caracterizadas pela segregação física da pista destinada ao uso de bicicletas, com sinalização vertical e horizontal específicas, contando com placas e pintura de solo.

“Hoje, temos 21 Km de ciclovias em construção nas avenidas Cruzeiro do Sul, Eliseu de Almeida, no bairro Jardim Helena (Zona Leste) e em Parelheiros (Zona Sul), queremos, e vamos, fazer muito mais”, afirmou o secretário.

Tatto acrescentou que a extensão pretendida de 400 Km se somará aos 150 km de ciclovias previstas para serem implantadas junto aos futuros corredores de ônibus.

sinalizacao-de-ciclovia-padrao-CETOs novos percursos deverão ser espalhados pela cidade conectados com outros modais de transporte, como terminais de ônibus, equipamentos públicos, escolas, praças, parques e locais de trabalho. Nos projetos concebidos pela área de planejamento cicloviário da CET, o custo por quilômetro está estimado em R$ 200 mil. No total, o investimento será da ordem de R$ 80 milhões.

“Estamos vendo a melhor maneira de viabilizar essa verba, talvez uma parte do dinheiro possa vir do FEMA – Fundo Estadual do Meio Ambiente”, sinalizou Tatto.

Diretrizes para ciclovias “padrão CET”

Para planejar a futura rede de 400 Km de ciclovias, as diretrizes a nortear os técnicos da CET foram revistas e, em suma, determinam que as futuras ciclovias devam ter o seguinte padrão:

• Ligações perimetrais e radiais: constituição de rede estrutural cicloviária

• Conectividade dos trajetos

• Linearidade: menor distância possível na viagem

• Funcionalidade: importância das ligações que proporciona (escolas, praças, etc.)

• Integração modal com transporte de média e alta capacidade

• Uso da estrutura como meio de transporte

• Preferência por ruas secundárias

• Não se eliminar a faixa de rolamento

• Implantar preferencialmente no lado esquerdo

• Ser preferencialmente bidirecional

Como a ciclovia será sinalizada na via pública (ou seja, não em calçadas), será necessário remover vagas de estacionamento (inclusive as de Zona Azul) nas vias contempladas por este plano. A readequação na política de estacionamento se faz indispensável para otimizar a capacidade viária. Nesse processo, há a estimativa de supressão de 30 a 40 mil vagas de estacionamento em toda a cidade para dar lugar às novas ciclovias.

A princípio, a implantação das ciclovias será no lado esquerdo por questão de segurança. A prioridade continua sendo o pedestre, seguido pelo transporte coletivo e, agora, o estímulo será mais intensivo ao uso da bicicleta como meio de transporte.

Projeto-piloto

As primeiras vias a receberem um trecho de ciclovia no novo padrão CET estão localizadas na região central de São Paulo: o Largo do Paissandu, a Rua Antônio de Godoi, a Av. Cásper Líbero e a Rua Mauá vão compor o trajeto de 1,6 Km de ciclovia, ligando o Paissandu à Sala São Paulo. Esses 1,6 Km serão sinalizados nesta semana e deverão ser abertos no próximo sábado, dia 7.