TRANSPORTE ATIVO
Somos todos pedestres
Antes de discutir modalidades de transporte – coletivo ou individual, público ou privado – é importante lembrar que toda viagem começa e termina com um deslocamento a pé, por menor que seja. Além disso, sabe-se que 41% dos deslocamentos no Brasil são realizados unicamente a pé (SIMOB, ANTP, 2018).
CALÇADAS
Invista nessa solução
Todos os dias, para se deslocar, esse enorme contingente de pedestres ocupa o espaço das calçadas. E aqui entra outro dado importante. As quedas de pessoas nas calçadas não entram nas estatísticas como acidentes de trânsito, mas impactam fortemente a sociedade: apenas o setor de Traumatologia do Hospital das Clínicas de São Paulo registrou 6.648 atendimentos desse tipo em 2010. A causa desse problema também é mostrada em números pelo IBGE. E a acessibilidade piora à medida que diminui o tamanho do município.
Desenho da Calçada
O projeto do passeio/calçada deve atender aos critérios de acessibilidade especificados na legislação do município e nas normas ABNT NBR 9.050 e NBR 16.537.
SOLUÇÕES CONSTRUTIVAS PARA CALÇADAS
PAVIMENTO INTERTRAVADO
Fácil de instalar e manter
O pavimento intertravado (também conhecido como paver) é formado pelo arranjo de peças pré-fabricadas de concreto, que são assentadas sobre uma camada de areia e travadas entre si por meio de contenções. São os conhecidos bloquinhos de concreto, muito usados atualmente em condomínios, praças e calçadas de grandes cidades.
Sistema racionalizado e de simples execução, ele oferece grande produtividade, regularidade dimensional, conforto e segurança. Para esta solução, os projetistas contam com produtos industrializados e grande diversidade de formatos e cores. A manutenção também é bastante simples: a limpeza é feita com jato de água e sabão neutro e eventuais consertos se dão pela fácil remoção e reaproveitamento das peças.
CONTEÚDOS
RELACIONADOS:
PLACAS DE CONCRETO
Leveza e amplidão em grandes áreas
O sistema utiliza peças esbeltas pré-fabricadas de concreto (placas) para o revestimento da superfície de pavimentos. A solução concilia a cobertura de uma área maior, dimensionada de acordo com a necessidade do projeto, com uma espessura menor, a fim de reduzir o peso do revestimento e melhorar o aspecto visual.
Aliás, a estética é um grande atributo desta solução. O mercado de placas conta com uma grande variedade de formatos, cores e texturas. O projetista pode, por exemplo, especificar a aspereza da superfície, para dar mais segurança ao piso, ou propor desenhos, relevos e materiais de acabamento, para destacar a intervenção na paisagem urbana. As possibilidades são praticamente infinitas.
Além disso, a manutenção é muito simples, recomendando-se apenas limpeza periódica com água sob pressão, sabão (detergente alcalino) e escovação.
LADRILHO HIDRÁULICO
Durabilidade sem igual
Os ladrilhos hidráulicos estão entre as soluções de revestimento mais sofisticadas para aplicação em pisos. As primeiras fábricas do produto instalaram-se no Brasil no final do século XIX e foram responsáveis por ornar inúmeros projetos urbanísticos e arquitetônicos renomados. Por isso, ainda hoje, muitos empreendimentos de alto padrão cultural exibem a solução, sinônimo de qualidade e durabilidade.
Assentado com argamassa sobre base de concreto, o ladrilho hidráulico é uma placa de concreto de pequenas dimensões e alta resistência ao desgaste, produzida artesanalmente. Diferentemente dos ladrilhos cerâmicos, não há processo de queima na sua produção, o que explica seu nome.
Além da virtude estética, os ladrilhos têm durabilidade estimada em mais de 100 anos. Entre suas principais características estão: elevada durabilidade, maior conforto térmico, propriedade antiderrapante e rapidez na entrega ao tráfego.
A limpeza envolve apenas lavagem mensal com água e detergente neutro. Para manutenção reparadora, corta-se o piso de acordo com a área a ser refeita, observando a paginação e dimensões existentes.
CONTEÚDOS
RELACIONADOS:
CONCRETO MOLDADO IN LOCO / ESTAMPADO
Praticidade e diversidade
Se o objetivo é ter uma solução rápida para calçadas e também para vias urbanas, o piso em concreto estampado pode ser uma boa solução. Com o uso de ferramentas adequadas, fôrmas para estampagem e produtos de acabamento, ele é capaz de reproduzir cores e texturas variadas, surpreendendo pelos ótimos resultados.
Trata-se de um pavimento de concreto monolítico, executado no local, que recebe um tratamento superficial no mesmo instante em que é feita a concretagem. Para um acabamento convencional (sem estampa), basta desempenar o concreto, executar as juntas e proceder ao processo de cura – procedimentos de domínio da sociedade. O sistema tem como características: elevada durabilidade, maior conforto térmico, propriedade antiderrapante e rápida liberação para o tráfego de pedestres (24 horas) e veículos (48 horas).
Para a manutenção preventiva, basta uma lavagem mensal com água e detergente neutro e reaplicação de resina acrílica a cada dois anos. No reparo, corta-se o piso de acordo com a área a ser refeita, devendo-se observar, contudo, paginação e dimensões existentes.
CICLOVIAS
Bicicleta é um meio de transporte
A bicicleta é um veículo e um meio de transporte eficiente, sustentável, ecológico e econômico. Ocupa pouco espaço de circulação (1/6) e de estacionamento (1/20) em relação ao automóvel. Pode ser uma boa opção de transporte para viagens de até 5 km.
Por ser um veículo bastante acessível economicamente, é também muito popular, principalmente em cidades de menor porte.
Soluções construtivas
para ciclovias
Os projetos de ciclovia dispõem de duas opções em termos de sistemas construtivos à base de cimento: o piso de concreto convencional (moldado in loco) e o pavimento intertravado com blocos de concreto.
TRANSPORTE MOTORIZADO
O espaço dos veículos
As cidades brasileiras enfrentam grandes desafios. Um deles é o trânsito diário de veículos, principalmente automotores, que ocupam cada vez mais ruas, avenidas e caminhos de circulação pública. São as chamadas vias urbanas³, que exigem o emprego de pavimentos resistentes e duradouros.
Cabe ao município não só planejar e construir a malha viária por onde trafegam os veículos, como também minimizar seus custos com execução e manutenção, condição atendida pelas soluções à base de cimento.
3 – Conforme definição do CTB
CONTEÚDOS
RELACIONADOS:
Corredores de ônibus / BRTs
Durabilidade nas ruas
Os corredores segregados de ônibus – e em especial o BRT (Bus Rapid Transit), modalidade de transporte coletivo que visa a excelência do serviço – têm se mostrado uma ótima alternativa de mobilidade urbana. A solução oferece grande capacidade de atendimento de demanda, qualidade excepcional e implantação rápida, garantindo melhores condições de deslocamento dos cidadãos.
A maioria dos projetos de corredores de ônibus e BRTs adota o pavimento de concreto moldado in loco, devido a suas características superiores de qualidade, durabilidade, resistência ao trânsito pesado, constante e repetitivo, e também aos baixos custos de manutenção.
Além disso, o pavimento rígido oferece melhores condições de segurança ao motorista, reduzindo as distâncias de frenagem, não promove aquaplanagem, reduz a temperatura do ambiente onde é aplicado e gera economia de energia devido à sua cor clara.
Por esses motivos, o sistema está presente nos principais corredores de ônibus de Curitiba, São Paulo, Porto Alegre, Brasília e Belo Horizonte.
VIAS URBANAS
Soluções construtivas para vias urbanas
O concreto é muito eficiente também quando empregado em vias urbanas de menor tráfego. Além das qualidades já conhecidas de durabilidade, resistência, facilidade de aquisição dos materiais e dispensa de mão de obra especializada para aplicação, conta a seu favor o menor custo diante de tecnologias concorrentes (asfalto). O município interessado em adotar o concreto na pavimentação de vias urbanas encontra as seguintes possibilidades:
• pavimento de concreto moldado in loco;
• pavimento intertravado com blocos de concreto
• reciclagem do asfalto com cimento
• tecnologia do whitetopping
pavimento urbano de concreto
Atributos do Pavimento Urbano
DURABILIDADE: 5 vezes maior que a do asfalto.
CONFORTO: não apresenta deformações, absorve menos calor e reduz efeito “ilha de calor”.
ECONOMIA: a superfície clara reflete 30% mais que a escura, proporcionando economia de energia elétrica na iluminação pública e sinalização viária. Pode-se aumentar distância entre postes (60 m)
SEGURANÇA: é antiderrapante e, além da segurança ao tráfego, contribui ainda para a segurança pública, uma vez que os ambientes ficam mais iluminados.
Transformação de Vias Periféricas
ARRASTE A SETA E VEJA O ANTES E DEPOIS DA APLICAÇÃO DA SOLUÇÃO