Espaços Públicos
Transformando as cidades
Uma das principais atribuições do gestor público é zelar pela qualidade do território sob sua administração.
Tratando-se de municípios, a tarefa concentra-se, portanto, na qualificação urbana da cidade, ou em sua requalificação, sempre que necessário.
Requalificar o espaço envolve mais do que disciplinar a implantação de habitações e do sistema viário. Implica em prover aos cidadãos espaços de convivência, que muitas vezes são considerados extensões das próprias residências.São inúmeras as possibilidades de transformação do espaço urbano. Uma delas envolve a melhoria da infraestrutura local e dos espaços públicos tendo como diretriz principal a prioridade ao pedestre. Um projeto dessa natureza pode envolver a ampliação e a reforma de calçadas, implantação de mobiliário urbano (bancos, lixeiras e totens), nova pavimentação de vias, reforma do sistema de drenagem e aterramento dos cabos de energia elétrica e telefonia.
Outra linha é associar as intervenções a usos recreativos do espaço, à preservação de mananciais e do ambiente ou ainda à reconstituição de áreas naturais, visando evitar o assoreamento de rios e represas e, ao mesmo tempo, promover a qualidade de vida dos moradores.
Pode ainda contemplar a coleta e a destinação de resíduos, o saneamento básico, a drenagem de águas pluviais e a consolidação geotécnica.
São muitas as linhas para a requalificação de espaços públicos que podem trazer resultados econômicos e ambientais positivos para sua cidade. O resultado sempre será a transformação da paisagem urbana, tornando-a mais bela e atrativa.
Requalificação urbana
Uma cidade que valoriza suas ruas e bairros torna-se um polo natural para atrair investimentos e desenvolvimento socioeconômico. A melhoria reverte-se em impostos, que voltam à sociedade na forma de melhores serviços e qualidade de vida.
Os projetos de requalificação de espaços públicos devem conter uma abordagem ampla, de modo que calçadas e ruas contribuam para o melhor convívio entre os modais, facilitem a circulação de pedestres e ofereçam espaços de descanso, arborizados e equipados com mobiliário adequado.
É preciso que o encontro e a permanência dos cidadãos possam se dar no espaço público, não apenas nos espaços de uso privado.
Mas o poder público não é o único responsável por essa transformação. Essa é uma tarefa de toda a sociedade. A requalificação de ruas pode começar, por exemplo, pela iniciativa da entidade dos lojistas. O setor comercial, por interagir diretamente com a paisagem urbana, está mais apto a liderar a mudança em sua região.
Gestão do subsolo e ordenamento territorial
A construção e operação das redes em uma única estrutura reduzem seus custos de construção e operação
Galerias Técnicas
O subsolo também pode ser um aliado da requalificação urbana, em especial de ruas. Existem no mercado sistemas subterrâneos – visitáveis e não visitáveis – que promovem o compartilhamento ordenado dos diversos serviços de concessão pública.
As chamadas galerias técnicas são formadas por elementos de concreto, como tubos, aduelas e poços de visita, que servem ao transporte de esgoto, água, redes elétricas, telecomunicações e outros serviços, de forma conjunta ou separadamente.
Trata-se de um modo organizado, seguro, prático e eficaz, que reduz o tempo gasto na manutenção e ampliação de redes, melhorando a qualidade dos serviços prestados, principalmente nos centros urbanos. O sistema é composto de elementos pré-fabricados e segue norma técnica da ABNT.
CONTEÚDOS
RELACIONADOS:
Sistema Infracities
A pavimentação intertravada de concreto é peça chave na construção de calçadas acessíveis, seguras e sustentáveis, visto que não é necessária sua demolição para a manutenção das redes, podendo esta estrutura ser removida e novamente montada após a manutenção, criando o conceito de “lixo zero”, visto que não gera entulho e não utiliza novos materiais da natureza.
As ruas, agora livres das redes de infraestrutura em seu subsolo, possibilitam a utilização de pavimentação em concreto, aumentando a sua vida útil, trazendo assim grande economia e sustentabilidade.
O exclusivo sistema de drenagem, aliando um jardim de chuva a piso drenante no estacionamento, vem a trazer inúmeros benefícios, com alta eficiência, baixa manutenção e grandes benefícios ambientais.