Uma das ações da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) para urbanização tem sido a implementação de pavimentos intertravados, por meio do Programa de Infraestrutura em Educação e Saneamento de Fortaleza (Proinfra). Avenidas Beira-Mar, Desembargador Moreira e Vicente de Castro passaram pelo processo e receberam a nova pavimentação. O Proinfra urbanizou, com a nova pavimentação, mais de 300 novas ruas em Fortaleza. A gestão municipal pretende urbanizar 950 ruas pelo programa até dezembro de 2023.
O secretário de Infraestrutura de Fortaleza, Samuel Dias, afirma que economicamente os pisos são mais rentáveis.
“A pavimentação asfáltica é mais rápida de ser feita, mas no momento de crise econômica, o pavimento intertravado apresenta um custo mais estável e pode gerar mais empregos, já que essa pavimentação demanda maior trabalho manual.”
A ABCP tem apoiado a Secretaria de Infraestrutura de Fortaleza com treinamentos e apoio técnico na execução dos pavimentos por meio de um Programa de Melhorias, que tem como objetivo proporcionar a qualidade da execução, bem como dos materiais utilizados.
Para tanto, em agosto, promoverá quatro oficinas técnicas que abordarão desde o fluxo de produção dos blocos intertravados, até parâmetros de projetos e execução.