Cidade inteligente

A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito (Fapesp) lançaram chamada de propostas para apoiar o desenvolvimento de produtos, processos e serviços inovadores em cidades inteligentes e sustentáveis.

O conceito de cidade inteligente envolve “construções evolutivas”, segundo as duas agências, envolvendo o uso de materiais integrados com sensores, dispositivos eletrônicos e redes de comunicação, os quais são ligados com sistemas computadorizados, para análise de dados a partir de algoritmos inteligentes que tomam decisões.

City Sustainable Development Concept IllustrationAs áreas temáticas da chamada são meio ambiente sustentável; mobilidade urbana; tecnologias assistivas; segurança pública; tecnologias para difusão de educação e cultura e saúde.

Espera-se que as empresas contempladas com os financiamentos realizem pesquisas visando ao desenvolvimento comercial e industrial dos produtos, em projetos com duração de até 24 meses. O orçamento solicitado na proposta poderá ser de até R$ 1,5 milhão.

Financiamento regional

Os recursos disponíveis para financiamento são de R$ 10 milhões, sendo 50% com recursos da Finep e 50% com recursos da Fapesp.

Podem participar da chamada microempresas, empresas de pequeno porte, pequenas empresas e médias empresas brasileiras, sediadas no estado de São Paulo (SP) e constituídas, no mínimo, 12 meses antes ao lançamento do edital.

As propostas devem ser enviadas por meio do Sistema de Apoio a Gestão (SAGe) da Fapesp, até o dia 25 de abril de 2016.

A chamada de propostas está publicada em: www.fapesp.br/10066.

do site Inovação Tecnológica, com informações da Finep