O primeiro pavimento de concreto foi executado em Bellefontaine, Ohio Court Ave em 1891 pelo farmacêutico George Bartolomew. Ele construiu o pavimento na rua da sua farmácia, uma espécie de concreto rolado, e negociou com o governo ações da “obra” com a condição do concreto durar cerca de cinco anos. O resultado foi satisfatório, e posteriormente o governo deu continuidade as obras das vias utilizando o pavimento de concreto.

Outras iniciativas que também foram pioneiras fora em: Front Street, Chicago, Illinois, construído em 1905, e que durou 60 anos; Woodward Avenue, DetroitMichigan primeira milha de extensão, construída em 1909; Pine Bluff, Arkansas construído em 1913 com 24 km, conhecido como “The Dollarway”, permitia velocidade de até 85 km/h e foi preservada como monumento histórico; em 1916 tiveram iniciativas rodoviária com mais de 10.000 veículos e extensão de 3750 km de pavimentos de concreto.

No Brasil, as iniciativas históricas se iniciam em 1940 nos aeroportos da região nordeste do país, posteriormente no aeroporto Santos Dummond no Rio de Janeiro, no aeroporto de Congonhas em São Paulo, e na rodovia Anchieta e Anhanguera em São Paulo.

Na década de 50 há históricos de vias urbanas no Rio de Janeiro e de estradas em Pernambuco e na Paraíba. Posteriormente, na década de 60 e 70 os históricos avançam nos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Em São Paulo tem-se a interligação Anchieta-Anhanguera e rodovia dos imigrantes que no ano de 2020 completa 50 anos desde a sua construção.

Av. Agamenon Magalhães, Recife. Fonte: ABCP.

 

Publicado em: https://actionengenharia.net/2021/04/28/historico-do-pavimento-de-concreto/