PAVIMENTOS URBANOS DE CONCRETO COMEMORAM 95 ANOS DE VIDA ÚTIL E CONTINUAM A FORNECER SERVIÇOS EFICIENTES AO TRÂNSITO

Entre os primeiros pavimentos urbanos argentinos de concreto podemos citar, San Pedro e Pehuajó na província de Buenos Aires e Av. San Martín em Mendoza, iniciados em 1937, que foram seguidos pelos de Corrientes, Rosario, Berazategui, Bolívar, Colón e outros, iniciaram entre 1928 e 1929, que ainda estão em trânsito.

Os primeiros blocos do pavimento de concreto de Lobería foram liberados ao trânsito em 1927, ou seja, há 95 anos, e constituem o primeira pavimentação urbana de concreto importante realizada no província de Buenos Aires, pois seria precedida por pequenas áreas previamente pavimentado (dois quarteirões na Calle Salta em Mar del Prata).

Segundo dados extraídos da documentação municipal, a obra foi licitada em setembro de 1962 com área total de 52.513 m2, dos quais 32.996 m2 correspondiam a ruas de 8 m de comprimento. largura e 19.517 m2 para avenidas com duas vias de 6 m de largura cada um, separado por um canteiro central.

As ruas têm uma espessura de 15 cm e as avenidas de 18 cm.

De acordo com o conhecimento técnico da época, lajes de concreto armado, assentadas diretamente no piso da subleito compactado, 10 m de comprimento e 8 m de largura e 6 m na rua e avenida respectivamente, sem juntas longitudinais centrais. Todas as as juntas transversais eram do tipo de expansão. O concreto foi dosado por volume 1:2:3 (cimento, areia, pedra) com teor de cimento ligeiramente superior a 350 kg/m3.

As obras foram construídas pela Hume Hnos. Company e começaram em Maio de 1927, há 95 anos atrás.

De acordo com  vistoria realizada  em 1987, o pavimento apresentou muito bom estado, apresentando fissuras longitudinais, perfeitamente controladas pela armadura, devido à ausência da junta longitudinal, cuja execução não foi considerado conveniente no momento da construção do pavimento. Também no final deste ano marca o 60º aniversário da iniciação dos pavimentos de concreto de San Pedro e Pehuajó.

As autoridades que decidem sobre a construção de pavimentos e contribuintes que os pagam, podem tirar conclusões muito valiosas desses pavimentos de concreto cujo excelente desempenho após 95 anos de serviço, espera-se que sua vida útil permanecerá por um período de tempo considerável.

Fonte: www.icpa.org.ar