De Norte a Sul do país, a escolha pela pavimentação de concreto vem sendo uma realidade cada vez mais presente. E no Nordeste não é diferente.

Prefeitura de Fortaleza (CE), por exemplo, adotou uma medida importante nesse sentido, que diz que todos os projetos viários da cidade serão concebidos a partir do uso do pavimento intertravado com blocos de concreto. A decisão, que visa estabelecer uma base sólida para o desenvolvimento urbano, levou em conta os benefícios que o sistema proporciona, como a redução de custos, a sustentabilidade e a menor necessidade de manutenção.

Para a utilização de outros tipos de pavimento, caso necessário, será exigido um relatório que justifique a escolha, que passará por análise e aprovação (ou não) pela equipe técnica responsável.

A cidade de Jequié, na Bahia, também optou pelo uso de pavimento de concreto em várias de suas vias, por meio da Secretaria de Infraestrutura, que intensificou as obras de pavimentação para ampliar a abrangência do programa de urbanização. Segundo o secretário da Infraestrutura do município, Lucindo Menezes, a utilização do concreto usinado começou como alternativa para pavimentar vias públicas muito estreitas, nas artérias de menor extensão ou em locais de difícil acesso.

Só em julho, foram concluídos diversos projetos em bairros, distritos e povoados na região, a partir de investimentos feitos com recursos próprios do município, iniciativa que vem propiciando melhor trafegabilidade aos condutores e mais acessibilidade às vias contempladas.

Para saber mais sobre a adoção da pavimentação de concreto no Nordeste, o Massa Cinzenta conversou com Glécia Vieira, gerente da regional Norte-Nordeste da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP).

A ABCP tem informações sobre o aumento do número de cidades do Nordeste que vêm adotando soluções em concreto para pavimentação em obras públicas? Esse crescimento é algo perceptível?

Imagens de ruas com pavimento de concreto, em Jequié (BA).
Crédito: Reprodução/Prefeitura Jequié

Glécia Vieira – O investimento em obras públicas e infraestrutura está sendo retomado em diversas regiões brasileiras, com destaque para o Nordeste, onde tecnologias que colaboram para a pavimentação e urbanização estão sendo amplamente adotadas, especialmente o pavimento intertravado e o pavimento de concreto.

O pavimento intertravado tem se destacado como a principal tecnologia utilizada nos municípios para vias, calçadas e praças, substituindo pavimentos tradicionais de paralelepípedos e pedra tosca. Um exemplo notável é a cidade de Fortaleza, que nos últimos anos tem adotado amplamente o pavimento intertravado com blocos de concreto em suas vias. Essa escolha estratégica tem trazido uma série de benefícios significativos para a região.

A experiência adquirida pela Prefeitura de Fortaleza, por meio de projetos recentes e iniciativas de pavimentação e drenagem, tem reforçado a preferência pelo uso do pavimento intertravado. Além de considerar a questão econômica, com a redução dos custos em comparação aos pavimentos asfálticos devido às variações periódicas e aos aumentos de preços dos insumos derivados de petróleo, a sustentabilidade também é um fator relevante na escolha dessa tecnologia.

O pavimento intertravado com blocos de concreto oferece facilidade de manutenção, pois os blocos podem ser reaproveitados em intervenções subterrâneas, o que reduz custos e prazos. Essa abordagem sustentável tem sido levada em conta nas decisões da Prefeitura de Fortaleza, que, diante desse panorama, optou por conceber todos os projetos viários da cidade com o uso do pavimento intertravado com blocos de concreto. Essa decisão segue as normas técnicas aplicáveis e visa estabelecer uma base sólida para o desenvolvimento urbano.

Nos casos de requalificação urbana, a Prefeitura realizará estudos técnicos e econômicos para avaliar a viabilidade da manutenção do pavimento existente ou a substituição pelo pavimento intertravado. Caso surja a necessidade de utilizar outros tipos de pavimento, será exigido um relatório justificativo para análise e aprovação pela equipe técnica responsável.

Acha que a escolha por pavimentação de concreto é uma tendência que veio para ficar?

Glécia Vieira, da ABCP.
Crédito: Divulgação

Glécia Vieira – Sim, a pavimentação urbana com o uso do concreto apresenta diversos benefícios que vão além da sua durabilidade. Além de ser uma solução mais duradoura, de alto desempenho e com custo inferior ao asfalto, o pavimento de concreto também traz vantagens significativas para o meio ambiente.

Uma das principais contribuições do pavimento de concreto para o meio ambiente é a redução das emissões de CO2 na atmosfera, uma vez que proporciona uma diminuição no consumo de combustível. Sua durabilidade é notável, podendo ultrapassar 30 anos, o que representa um ciclo de vida cerca de 5 vezes maior em comparação ao asfalto.

Além disso, o pavimento de concreto oferece benefícios adicionais para a segurança do usuário, promovendo uma melhor aderência e resultando em uma menor distância de frenagem necessária em casos de emergência, além de prevenir aquaplanagem do veículo em condições de chuva.

Para as cidades do Nordeste, que frequentemente possuem temperaturas acima de 28 ºC durante a maioria dos dias do ano, o pavimento de concreto proporciona melhoria no microclima urbano. Sua coloração clara contribui para uma menor absorção de calor, o que resulta em maior conforto térmico e ainda contribui para a economia de energia elétrica.

São muitas as vantagens do uso desse tipo de pavimentação. O que falta, em sua opinião, para que mais Estados e municípios adotem o sistema?

Glécia Vieira – A cultura é o grande paradigma a ser rompido, falta por vezes a segurança para a mudança, muitas vezes diante do desconhecimento. Como forma de suportar a adoção das soluções à base de cimento, a ABCP promove sistematicamente capacitações, demonstra a viabilidade técnica e econômica das soluções e oferece apoio técnico aos municípios brasileiros, além de fortalecer a cadeia produtiva para o atendimento da demanda.

Fontes
Glécia Vieira, gerente da regional Norte-Nordeste da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP)
Prefeitura de Fortaleza (CE)
Prefeitura de Jequié (BA)

Jornalista responsável
Fabiana Seragusa
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