O concreto estampado conseguiu posicionar-se no segmento de concreto decorativo devido à sua grande versatilidade para transformar espaços através de cores, texturas e formas tradicionais ou inovadoras e pelos benefícios econômicos e de durabilidade que alcançam.
A técnica consiste em estampar com ferramentas especiais que dão uma textura tridimensional, colorem e endurecem uma superfície de concreto. Os acabamentos adaptam-se aos espaços e desenhos, tanto interiores como exteriores, com tráfego de pedestre ou de automóvel.
Os pisos coloridos e estampados em concreto podem ser utilizados em áreas de alto tráfego de veículos ou pedestres: galerias comerciais, supermercados, projetos de urbanização, conjuntos habitacionais, praças e calçadas, obras públicas, vias, vias de pedestres e estacionamentos.
Em projetos residenciais, seu uso mais frequente é em pisos internos ou externos, pátios, corredores, entradas de garagem, caminhos e pegadas interiores, áreas de estacionamento de veículos, bordas de piscina e solário antiderrapantes, escadas e rodapés.
Processo de construção de pisos de concreto coloridos e estampados
A base do piso deve estar perfeitamente compactada e deve ser umedecida repetidamente para evitar a perda de umidade do concreto fresco. O esvaziamento, nivelamento e alisamento da laje é realizado de acordo com os procedimentos usuais.
Deve-se levar em consideração que devem ser induzidas juntas que formem painéis ou módulos com fator de forma não superior a 1:1.125 em dimensões, aproximadamente, ou de acordo com o conceito técnico do projetista estrutural de pisos, fazendo os cortes com disco para posteriormente aplicar um selante elástico.