O projetos que contemplam pavimentos de concreto nos corredores e marginais foram doados pela Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), que recebeu agradecimentos públicos do próprio governador. Ressaltou ainda, que a solução adotada é para nunca mais se trabalhar com buracos na região.
Na manhã desta terça-feira (25), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), assinou a Ordem de Serviço para início das obras da Etapa I da Avenida Hélio Prates e anunciou de licitação da Etapa II. De acordo com o governo, a obra vai melhorar a mobilidade urbana no local, com arborização, ciclovias, acessibilidade e criação de faixas exclusivas para ônibus. “Obra muito importante. É a requalificação da principal avenida que liga Ceilândia e Taguatinga”, afirmou o mandatário.
“A revitalização estava perdida e abandonada [..] fomos atrás dos recursos e estamos aqui hoje. Escolhemos esse lugar para essa obra no local das melhores pessoas do DF […] Muitos diziam que eu só cuidava de rico [ ..] o que acontece hoje é que o túnel do centro de Taguatinga está se tornando realidade, a revitalização vem agora e ainda esse ano recuperaremos toda a avenida”, disse Ibaneis Rocha.
O secretário de obras e infraestrutura do DF, Luciano Carvalho, contou sobre o que a obra dará à população. “A ordem de serviço é tão esperada por essa região do DF. A avenida Hélio Prates está degradada. E o processo de revitalização será igual aos outros lugares do DF. Essa é a etapa I, trará ordem urbana, estacionamentos, pedestres, ônibus, todos serão beneficiados”, afirmou.
Também presente no evento, o presidente da Câmera dos Legislativa do DF, o deputado Rafael Prudente sinalizou mais obras que estão por vir na região.
Sobre a obra:
Via de pista dupla com três faixas por sentido e largo canteiro central, está sendo readaptada para receber um corredor de BRT, faixa exclusiva na direita e marginais em concreto. São previstas ainda, calçadas acessíveis e ciclovias em concreto e estacionamentos em pavimento intertravado.
Av Hélio Prates 7,5 km total, dividido em três etapas.
Etapa 01: 1,5 km. Ceilandia (obra iniciada)
Etapa 02: 1,6km Taguatinga.(licitação).
Etapa 03: restante entre os outros trechos, em projeto.