Mais rápido, mais barato e mais duradouro. Essas são as oportunidades da pavimentação com concreto usinado, um tipo de obra de urbanização bastante usada em estados do Sul do país e que está começando a ser utilizado em Penha, Santa Catarina.
Sete ruas do município já receberam – ou estão recebendo – essa benfeitoria nos últimos meses: Pedro Domiciano Pereira, Nicolau dos Santos e Salvador Mateus, em Armação; Eduarda Paulina da Costa, no Gravatá; Vicente Bento, Antônio Maria e Dona Francisca, em Santa Lídia.
O engenheiro da Prefeitura de Penha, Orli Carlos Ferreira Junior, aponta as vantagens da solução no que pese a qualidade, durabilidade e rapidez na execução das vias. Salienta ainda a participação dos moradores no processo de cura do concreto, necessário para evitar o surgimento das fissuras no pavimento, e esclarece que é comum o aparecimento de algumas fissuras superficiais com o passar dos anos, todavia são de fácil reparo. O engenheiro afirma a necessidade de aprimoramento da tecnologia e já busca soluções para garantir a qualidade das obras.
O engenheiro Dejalma Frasson, da ABCP, tem atuado fortemente na região, com diversas ações de capacitação e orientação técnica por meio da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), com o objetivo de promover, incentivar e acima de tudo aprimorar o uso das soluções à base de cimento junto aos municípios associados, com destaque para as obras de pavimentação. Foram tratados temas como projeto e construção de pavimentos permeáveis, projeto e dimensionamento de pavimento urbano de concreto, além do seminário Soluções para Cidades: Ruas do Futuro.
Você pode conferir os vídeos Treinamento sobre projeto e dimensionamento de Pavimento Urbano de Concreto aqui!
Parte 1:
Parte 2:
Parte 3: