Microreservatórios

Os microrreservatórios têm como função principal atenuar os picos dos volumes de água gerados pela chuva, funcionando como um dispositivo de detenção e possibilitando a recuperação da capacidade de retenção perdida pelas bacias hidrográficas devido à impermeabilização do solo. Outra função destes dispositivos é o controle de alagamentos pontuais.

Neste caderno, disponível para download abaixo, será dado enfoque às estruturas que são implantadas na microdrenagem, que usualmente, localizam-se abaixo das vias públicas. Apesar disso, a implantação destas estruturas pode se dar nos lotes residenciais e comerciais ou junto do sistema de microdrenagem da rede pública.

Estas estruturas são apropriadas para bacias de contribuição pequenas e para baixos períodos de retorno – tempo, em média, que um determinado evento de chuva tem chance de se repetir. O projeto deve observar algumas condições básicas de dimensionamento, como as cotas da rede pluvial e do terreno, o volume que será armazenado e a vazão de esvaziamento do microrreservatório.

Download

Projeto Técnico – Microreservatórios