Harmonia 57 – Manejo Integrado de Águas

Construir um sistema que pudesse aproveitar a abundância de água do lençol freático e a água de chuva que cai sobre o terreno. Este foi o ponto de partida para um projeto que tomou corpo no Edifício Harmonia 57, na cidade de São Paulo-SP, e que trouxe para o empreendimento benefícios como a economia de recursos, apelo estético e conforto térmico e visual.

Nesta iniciativa, o sistema integrado de manejo de águas é baseado na coleta, tratamento e armazenamento de águas de chuva e da água de drenagem – decorrente do rebaixamento de nível de terreno localizado sobre lençol freático alto – para consumo não potável na própria edificação.

Na publicação “Iniciativas Inspiradoras – Sistema Integrado de Manejo de Águas Edifício Hamornia 57”, disponível para download, É possível compreender como o sistema foi concebido, e como se dá a integração de cada elemento do projeto. Assim, este sistema poderá servir de inspiração para a aplicação em diversos outros edifícios, sejam eles públicos (como escolas e conjuntos habitacionais) ou em edifícios de escritórios e demais construções.

O sistema foi idealizado para reduzir a vazão de drenagem após a construção do edifício à vazão de pré-implantação, através da utilização de medidas compensatórias diversas, cada qual com funções específicas a cumprir.

O edifício Harmonia 57 está localizado em uma grande baixada, na Rua Harmonia, um bairro nobre na zona oeste da capital paulista, em uma área extremamente pavimentada. Contígua ao Rio Verde – um córrego canalizado -, a área sofre constantes alagamentos.

Download
Iniciativas Inspiradoras – Sistema Integrado de Manejo de Águas Edifício Hamornia 57