Normas para Tubos e Aduelas de Concreto

A norma técnica é a única ferramenta legal que oferece ao consumidor, prestador de serviço e fornecedor diretrizes e restrições para a elaboração e execução de uma atividade ou aquisição de um produto técnico.

No caso de tubos e aduelas de concreto, nos referenciamos nas normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), podendo ser citadas as seguintes normas:

 

NBR 8890/2007 e errata de 2008

Tubo de concreto de seção circular para águas pluviais e esgotos sanitários – Requisitos e métodos de ensaios

As classes de resistência estão com nova nomenclatura, em que os tubos de concreto destinados à condução de águas pluviais estão classificados como PS1 e PS2 (tubos simples) e PA1 a PA4 (tubos armados); e os destinados à condução de esgotos sanitários, ES (tubos simples) e EA2 a EA4 (tubos armados). Os tubos de concreto contam com uma norma atualizada, levando em conta toda a tecnologia existente no país e com todo o rigor de qualidade. A mesma norma especifica e determina as metodologias para a execução dos ensaios de caracterização dos tubos de concreto.

 

NBR 15396/2006

Aduelas (galerias celulares) de concreto armado pré-fabricadas – Requisitos e métodos de ensaios

O segmento de aduelas também tem uma norma atualizada, que leva em conta a tecnologia existente no país e com todo o rigor de qualidade. As características dos materiais e detalhes de projeto, tais como forma, dimensões e tolerâncias, posição das armaduras, características do acabamento, detalhe da junta, bem como critérios para inspeção, ensaios e parâmetros para aceitação das aduelas, constam nesta norma.

 

NBR 15319/2006 e errata de 2007

Tubos de concreto de seção circular para cravação – Requisitos e métodos de ensaios

A norma dispõe sobre as características dos materiais, métodos de dosagem do concreto, processo de moldagem dos tubos, características do acabamento, método de cura, dimensões e tolerâncias, tipos de junta, instruções para estocagem, identificação e manuseio do produto final, bem como critérios para inspeção, ensaios e parâmetros para aceitação de lotes de fornecimento de tubos.

 

NBR 15645 / 2009

Execução de obras de esgoto sanitário e drenagem de águas pluviais utilizando-se tubos e aduelas de concreto

Esta norma estabelece os requisitos exigíveis para a execução de obras de esgotamento sanitário e drenagem de águas pluviais com tubos pré-fabricados de concreto, conforme especificação da ABNT NBR 8890 e aduelas (galerias celulares) pré-fabricadas de concreto, conforme especificação da ABNT NBR 15396.

 

NBR 9814/1987

Execução de rede coletora de esgoto sanitário

Essa norma determina as condições para a construção de rede de esgoto sanitário.

 

NBR 9648/1986

Estudo de concepção de sistemas de esgoto sanitário

A norma determina as condições no estudo para a concepção de sistemas de esgoto sanitário, no desenvolvimento do projeto, regulamentação específica das entidades responsáveis pelo planejamento e desenvolvimento do sistema de esgoto sanitário.

 

NBR 9649/1986

Projeto de redes coletoras de esgoto sanitário

A norma determina as condições para a elaboração do projeto hidráulico-sanitário de redes coletoras de esgoto sanitário, de acordo com a regulamentação específica das entidades responsáveis pelo planejamento e desenvolvimento do sistema de esgoto sanitário.

 

Fonte: Associação Brasileira dos Fabricantes de Tubos de Concreto (ABTC)