Passo a passo – Tubos e Aduelas de concreto

10_pavimentacao

10 Pavimentação - Ao fazer a reposição de tráfego, observe as características do município.

09_reaterro_compactacao

09 Reaterro / compactação - Faça o aterro e tome cuidado na compactação das valas.

08_poco_de_visita

08 Poço de visita - Execução e acabamento de poços de visita.

07_juntas

07 Juntas - Elas podem ser elásticas ou rígidas. No caso de esgoto sanitário, não pode ser utilizada junta rígida executada com argamassa.

06_cuidados_de_assentamento

06 Cuidados de assentamento - Controlar o alinhamento e a declividade; assentar da juzante para a montante e evitar assentar tubos com terra ou objetos estranhos no seu interior.

05_execucao_assentamento

05 Execução (assentamento) - O assentamento simples pode ser feito diretamente sobre o solo regularizado do fundo da vala, no caso de terrenos de boa consistência. Para terrenos fortes, mas com presença de água, o assentamento deve ser feito sobre um lastro de brita.

04_vala_e_preparacao

04 Vala e preparação - Antes de iniciar o assentamento dos tubos de concreto deve ser executada a regularização do fundo da vala, bem como o controle de declividade.

03_escavacao

03 Escavação - Ela pode ser mecânica ou manual e os escoramentos já vão sendo realizados. De preferência, devem ser trabalhados trechos curtos, para preservar a segurança e se possível reaterrar no mesmo dia.

02_inspecao_visual_do_produto

02 Inspeção visual do produto - Os tubos de concreto devem ser inspecionados visualmente antes da aplicação, independentemente de terem sido inspecionados em fábrica, pois podem ocorrer danos durante a carga.

01_locacao_e_sinalizacao

01 Locação e sinalização - Antes de iniciar a obra devem ser feitos os serviços preliminares, tais como o seguro da obra, vistoria prévia e limpeza do terreno, locação da obra, sinalização, tapume e mobilização de pessoal e equipamento.

Tubos_passo