Pesquisa Origem e Destino 2007 – Região Metropolitana de São Paulo

Compreender as movimentações da população é um passo primordial para planejar e executar as melhores políticas de mobilidade urbana, privilegiando ramais, meios de transporte e obras que façam jus às necessidades da população.

A Pesquisa de Origem e Destino (ou simplesmente Pesquisa O/D) é a principal ferramenta de coleta de dados na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), onde é realizada a cada dez anos, desde 1967. Seu objetivo é levantar informações atualizadas sobre as viagens realizadas pela população da metrópole em dia útil típico.

Os dados coletados possibilitam a caracterização dos deslocamentos diários e, por meio de modelos de simulação,  permitem a projeção das viagens em horizontes futuros, para avaliação de projetos de expansão ou reestruturação da rede de transportes, seja por metrô, trem ou ônibus.

Os dados coletados por esta pesquisa são compartilhados com entidades que desenvolvem estudos prospectivos sobre a RMSP e diversos setores públicos: transporte, planejamento urbano, saúde, educação e segurança pública e são compartilhados também com instituições acadêmicas e empresas do setor privado.

Link

Pesquisa Origem e Destino 2007 – Região Metropolitana de São Paulo