Manual de Placas de Concreto

ManualPlacasDeConcreto1-1O uso de placas de concreto em calçadas urbanas é recente no Brasil. O primeiro registro de um sistema construtivo de calçadas de placas de concreto removíveis foi a proposta de um grupo de empresas e profissionais, liderado pelo arquiteto José Magalhães, constituindo uma das quatro alternativas oferecidas para a votação popular na escolha da nova calçada da avenida Paulista, em São Paulo, em 2002.

A partir daí, as placas já foram utilizadas com sucesso em diversos outros locais, em obras emblemáticas como a reurbanização da rua Amauri e de algumas ruas no bairro da Vila Olímpia, todas na cidade de São Paulo.

As placas são fabricadas em diversas cores e texturas, adequando-se a cada tipo de projeto. No concreto das placas são utilizados vários tipos de pedras, como por exemplo basalto, arenito, mármore, quartzo, granito, seixo rolado e até pedras semipreciosas.

Neste manual, estão definidos todos os parâmetros necessários para se utilizar placas de concreto em passeios e calçadas urbanas, como normas técnicas, especificações, exemplos de uso e até mesmo como projetar e executar o piso.

Download

Clique aqui para fazer o download do Manual de Placas de Concreto.