Contagem de ciclistas: experiências e sugestões

Contagem de ciclistas: experiências e sugestões

Antes consideradas apenas como forma de lazer, as bicicletas vêm se tornando meios de transporte populares entre quem busca um estilo de vida mais saudável e de bem com a natureza. Mas, apesar de muitos terem isso em comum, existem vários perfis de ciclistas. Alguns usam capacete e respeitam as leis de trânsito, andando sempre no sentido da via e parando nos semáforos, enquanto outros dispensam equipamentos de segurança e preferem dividir o espaço com pedestres nas calçadas ao invés de encarar as pistas.

Para traçar esses perfis com os mais diversos objetivos, como avaliar a eficácia e a necessidade de campanhas ou determinar locais de interesse, é preciso fazer um exercício de observação, no caso da contagem manual, frequentemente negligenciado pelos órgãos de trânsito.

Rua Savassi

No dia 15 de abril de 2010, a Rua Prof. Moraes, situada no bairro Savassi, em Belo Horizonte, Minas Gerais, passou por uma contagem fotográfica de ciclistas.

A iniciativa, resultado de uma parceria entre a Mountain Bike BH e o Institute for Transformation and Development Policy (ITDP), tinha como objetivo levar o resultado à prefeitura e à Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte a fim de proporcionar uma melhor avaliação da área para possíveis intervenções de incentivo ao uso da bicicleta no local, já que a rua escolhida já fazia parte de uma rede de rotas cicloviárias previstas pelo programa Pedala BH.

Formulários

Saber a quantidade, o sexo, a idade e as preferências dos ciclistas é uma tarefa imprescindível na hora de planejar campanhas, como, por exemplo, para incentivar o uso de capacete e outros equipamentos de segurança, justificar investimentos, entre outras funções.

Para ajudar a traçar esses perfis de forma manual, uma vez que a contagem feita de forma automática tem o custo elevado e está sujeita ao vandalismo, o link a seguir traz um formulário com tabelas para facilitar as anotações.

Contagem Fotográfica

No último link, você encontra um manual de como e por que fazer a contagem fotográfica de ciclistas, o que permite distinguir sexo, idade, uso do capacete e outros dados com um baixo custo.

Links

Experiência de contagem na rua Savassi/Belo Horizonte-MG
Formulário para contagem de ciclistas
Manual de Contagem Fotográfica De Ciclistas