Calçada Sustentável em Goiânia-GO

AF_Calçada sustentável_web

A calçada tem que cumprir seu papel de permitir o deslocamento de qualquer pessoa, de favorecer as interações e valorizar o ambiente urbano.

Foi nessa tônica que a cidade de Goiânia inovou com um programa estruturado de calçadas conscientes, acessíveis e sustentáveis. A ação estabeleceu um modelo bem sucedido de envolvimento entre construtora e proprietários, para a execução de calçadas que favoreçam a mobilidade e a acessibilidade, valorizando a permeabilidade do solo e a drenagem urbana e promovendo a livre e segura circulação pela cidade.

Para facilitar a replicação desta iniciativa foi criado o Manual da Calçada Sustentável, que orienta escolha de pisos, confecção e instalação de mobiliário urbano, sinalização específica para pessoas com deficiências, arborização e ações que favorecem a drenagem urbana.

A experiência de Goiânia já implantou mais de 23mil m² de calçada sustentável  e tem sido apresentada e discutida em diversos encontros dos setores de mobilidade urbana. Abaixo, conheça melhor essa iniciativa que tem inspirado outras cidades a valorizar o passeio público!

Download

Iniciativas Inspiradoras – Calçada Sustentável – versão para impressão
Iniciativas Inspiradoras – Calçada Sustentável – versão web