Caderno de desenho: Ciclovias

A utilização de meios de transportes motorizados permitiu o crescimento das cidades, aumentando a distância entre casa, lazer e trabalho, o que, por sua vez, dificultou a vida de pedestres e ciclistas, que também sofreram com o estreitamento das calçadas e com a falta de planejamento.

Enquanto os manuais de transporte possuem descrições detalhadas a respeito de dimensões, sinalização, raios de conversão e outras ferramentas essenciais para a construção de pistas, quase não há instruções para a realização de ciclovias. Voltadas para um meio não motorizado e sustentável de transporte, elas devem obedecer a requisitos básicos, como acessibilidade a diferentes setores da cidade, segurança nos trajetos, eficiência de percursos, conforto ambiental, entre outros.

O Manual a seguir procura explicar de forma mais detalhada cada um desses pré-requisitos, assim como pretende dar sugestões de como alcançá-los, sempre levando em conta a coabitação com veículos motorizados e pedestres, mostrando, inclusive com imagens, qual deve ser o espaço ideal para cada um. A autora também explica os tipos de ciclovias, alertando para a melhor prática em diferentes situações.

Download

“Caderno de Desenho: Ciclovias”