Manual técnico para implementação: Habitação 1.0

Habitação adequada é um direto universal reconhecido desde 1948 pela Declaração Universal dos Direitos Humanos e garantido pela Constituição brasileira pelo artigo 6º. Mas não basta ter uma casa, é preciso que a mesma esteja inserida no contexto estrutural da cidade onde ela se localiza. E mais ainda, é preciso haver opções de qualidade para várias linhas de crédito, voltadas principalmente à habitação de interesse social.

Essa é a proposta da ABCP – Associação Brasileira de Cimento Portland, que, em parceria com a ONG paulista Água e Cidade e com o apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP), apresenta o projeto Habitação 1.0®, que prevê a construção de casas de cerca de 40 m² em concreto celular ou alvenaria estrutural de blocos de concreto – alternativas à base de cimento.

O projeto destina-se a administradores municipais, sindicatos, ONGs, prefeituras e secretarias de obras, já que o papel da ABCP é oferecer alternativas construtivas, detalhadas e dar assistência aos municípios.

 Download

Manual de Habitação 1.0