Impressão 3D de casas já é realidade

Casa3DCom 7 bilhões de pessoas, e uma estimativa de 9,2 bilhões até 2050, a humanidade precisa cada vez mais de soluções mais inteligentes, econômicas e versáteis para lidar com antigos problemas. No campo da habitação, a CRAFT (sigla para Centro de Tecnologias de Fabricação Rápida Automatizada), instituição ligada a universidades norte-americanas, trabalha em uma solução que pode revolucionar a forma como são construídas as moradias, através da impressão 3D.

Casa3D_2Além de reduzir drasticamente a energia e materiais gastos no processamento e construção de uma casa, a tecnologia promete diminuir para apenas um dia o tempo necessário para levantar as paredes de um imóvel com mais de 200m². Segundo a empresa, pedreiros e outros profissionais especializados na área ainda serão necessários, especialmente em etapas como preparo do terro, fundação e acabamento da casa.

Na “impressão”, braços robóticos controlados por computador guiam a deposição do material, permitindo criar paredes retas e curvas, de acordo com o desenho desejado.

Em 2013, Behrokh Khoshnevis, professor na área de Engenharia e diretor da CRAFT, apresentou mais detalhes sobre a tecnologia em uma palestra sobre o assunto.

Veja mais detalhes nos vídeos abaixo (em inglês_:

Apresentação da tecnologia

Demonstração real

Palestra na TEDx