Passo a Passo – Parede de Concreto

08Cura

09. Cura - Deve iniciar o mais cedo possível, diminuindo a possibilidade do surgimento de fissuras superficiais, principalmente em lajes. Mantenha a superfície do concreto em contato com água por pelo menos três dias – molhando a parede ao menos 5 vezes ao dia.

07_2Desforma

08. Desforma - Após a desmontagem, os painéis devem ser posicionados no chão, ao lado da fundação próxima da habitação a ser executada, passando por uma limpeza completa, que consiste na remoção da película de argamassa. Após a limpeza, deve-se aplicar o agente desmoldante.

07_1Desforma

08. Desforma - Deve ser feita quando o concreto atingir a resistência e a elasticidade prevista no projeto. A retirada das fôrmas e do escoramento deve ser feita sem choques, para evitar o aparecimento de fissuras por ações mecânicas.

06_23Aplicacao

07. Concretagem - O concreto ideal para o sistema é o auto-adensável, que, devido a sua grande fluidez e plasticidade, elimina a necessidade de vibração e a sua alta viscosidade evita a segregação dos materiais.

06_22Aplicacao

07. Concretagem - O concreto ideal para o sistema é o auto-adensável, que, devido a sua grande fluidez e plasticidade, elimina a necessidade de vibração e a sua alta viscosidade evita a segregação dos materiais.

06_21Aplicacao

07. Concretagem - Tome precauções para manter a homogeneidade do concreto. Para peças estreitas e altas, o concreto deve ser lançado por janelas abertas na parte lateral, ou por meio de funis ou trombas.

06_1Recebimento

06. Recebimento do concreto - Confira o documento de entrega e o lacre da bica de descarga (antes de ser rompido) e recuse o concreto se houver discordância. Verifique, antes do lançamento, se o concreto tem a consistência desejada e se não ultrapassou o abatimento ou o espalhamento especificados.

05_3Montagem_das_formas

05. Montagem das fôrmas - A montagem obedece à distribuição indicada na planta executiva. Posicione as esquadrias – portas e janelas; coloque as escoras prumadoras que auxiliam na montagem, mantendo os painéis soltos “em pé”; e depois execute o ajuste milimétrico do prumo das paredes.

05_2Montagem_das_formas

05. Montagem das fôrmas - Os painéis devem ser montados em seqüência, por meio de conectores como grampos ou pinos.

05_1Montagem_das_formas

05. Montagem das fôrmas - Inicia-se a montagem dos painéis pela parede hidráulica (banheiro ou cozinha), colocando-se primeiro os painéis de canto, formando um “L”, e depois os painéis da face interna da parede hidráulica.

04Instalacoes_hidraulicas

04. Instalações hidráulicas - Além de amarrá-las nas armaduras, devemos colocar espaçadores entre a rede de tubos hidráulicos e as faces dos painéis para garantir o recobrimento e o posicionamento das peças.

03Instalacoes_eletricas

03. Instalações elétricas - São fixadas às armaduras, evitando-se que se desloquem na concretagem. Use espaçadores entre a rede de dutos e os moldes para garantir seu posicionamento e recobrimento. Preencha as caixas elétricas com papel ou pó de serra para evitar a entrada do concreto.

02Montagem_das_Armaduras

02. Armaduras - A montagem das telas soldadas e reforços deve seguir as especificações do projeto estrutural.

01Fundacoes

01. Fundações - Independente da tipologia, as fundações devem ser executadas com nivelamento rigoroso, permitindo a correta montagem do sistema de moldes.

00abertura