Manual de Pavimento Intertravado

O pavimento intertravado é composto por peças de concreto, assentadas sobre camada de areia e travadas entre si por contenção lateral. O intertravamento é fundamental para o desempenho e a durabilidade do pavimento, e é um dos aspectos tratados neste manual, que explica como proceder para conseguir o máximo desempenho e funcionalidade deste tipo de piso.

Além disso, o Manual de Pavimento Intertravado traz informações sobre uso; aspectos construtivos; tipos, formatos e cores mais utilizados; informações técnicas e muito mais.

A tecnologia é antiga e já muito consolidada, sendo recomendada para diversos tipos de uso nas cidades. Os pavimentos intertravados têm sua origem nos pavimentos revestidos com pedras, executados na Mesopotâmia há quase 5.000 anos a.C. e muito utilizados pelos romanos desde 2.000 a.C. Após a Segunda Guerra Mundial, os blocos passaram a ser produzidos em fábricas maiores e com grande produção na Alemanha, tomando grande impulso na década de 70, quando chegaram ao Brasil.

Download

Clique aqui para fazer o download deste Manual.