Gestão, planejamento e qualidade em mobilidade urbana e cidadania

cidades-somos-nos_ITDPO que significa mobilidade urbana? O termo refere-se à facilidade, ou não, que uma cidade oferece aos seus cidadãos em termos de deslocamento. Afinal, morar perto do trabalho e do lazer – sem ter que perder horas preciosas do dia nos trajetos entre um destino e outro -, mais do que um capricho, é questão de qualidade de vida e de desenvolvimento urbano sustentável.

Para entregar uma mobilidade de qualidade é preciso que os órgãos públicos pensem em como facilitar o acesso das pessoas, preferencialmente de uma forma que impacte o coletivo.

O manual ilustrado As Cidades Somos Nós sugere um modelo de cidade compacto, voltado para o crescimento vertical e com uma mistura de atividades nos bairros, tanto de lazer quanto de trabalho. Tudo isso para diminuir a distância entre os cidadãos e seus destinos, permitindo o uso de bicicletas ou mesmo o pedestrianismo.

Já o Curso sobre Gestão Integrada da Mobilidade Urbana engloba desde a contextualização da questão urbana no Brasil até a utilização dos recursos para a provisão de infraestruturas e serviços operacionais/administrativos para a mobilidade. Dividido em 5 módulos, foi desenvolvido pela Semob (Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana) do Ministério das Cidades.

Download

Manual Ilustrado – As Cidades Somos Nós
Curso de Gestão Integrada da Mobilidade Urbana