Passo a Passo – Placas de Concreto em Calçadas

13_placas_removiveis_resumo

13 Sistema Flutuante - Resumo das etapas

12_placas_removiveis_ajustes

12 Sistema Flutuante - Depois da colocação das placas, é momento de executar os cortes, ajustes e alinhamento. Os cortes são realizados com serra de disco.

11_placas_removiveis_colocacao

11 Sistema Flutuante - O lançamento das placas deve ser feito com cuidado, para não "enterrar" a borda da peça quando esta for apoiada na areia. Utilize um martelo de borracha para compactar.

10_placas_removiveis_espalhamento_areia

10 Sistema Flutuante - Após a compactação da base, são realizados o espalhamento e o nivelamento da areia com o auxílio de uma régua metálica.

09_placas_removiveis_espalhamento_brita

09 Sistema Flutuante - A camada de base é composta por brita ou bica corrida, que deve ser compactada e nivelada antes do lançamento da camada de areia.

08_placas_removiveis_contencoes

08 Sistema Flutuante - Com o terreno compactado e nivelado, e caimento de no mínimo 2%, instalam-se as barras de contenção de madeira.

07_sistema_aderido_resumo

07 Sistema Aderido - Resumo das etapas

06_placas_fixas_limpeza

06 Sistema Aderido - A limpeza final dos pisos só deverá ser efetuada duas semanas após o rejuntamento.

05_placas_fixas_rejunte

05 Sistema Aderido - Rejunte, quando especificado em projeto

04_placas_fixas_assentamento

04 Sistema Aderido - Antes de assentar a placa, a superfície deve ser umedecida. Mas tome cuidado para não encharcar o contrapiso. A placa também deve estar limpa e umedecida. Utilize um martelo de borracha.

03_placas_fixas_colocacao

03 Sistema Aderido - Antes de assentar as placas, verifique o nivelamento do contrapiso e corrija eventuais diferenças de nível, além de varrer toda a área, para permitir a aderência à superfície. A argamassa de assentamento deve ter consistência seca (traço 1:6), ser adensada e nivelada.

02_placas_fixas_base_concreto_magro

02 Sistema Aderido - A base é composta por uma camada de concreto magro. Sua cura deve ser feita em condições ambientes e protegida de ações agressivas do meio, durante aproximadamente 3 dias.

01_placas_fixas_preparacao_base

01 Sistema Aderido - Preparação de base: Conforme as condições do terreno, pode ser especificada em projeto uma camada granular, de brita ou bica corrida, que deve estar nivelada antes do lançamento do concreto. As barras de contenção de madeira servem para garantir a espesssura do contrapiso.

00_abertura