Passo a Passo – Concreto Rolado

15_juntas_de_contrucao

15 Juntas de contrução - Ao fim da jornada será executada uma junta com face vertical no concreto fresco compactado (junta transversal). Procede-se da mesma forma que no caso da junta transversal

14_cura

14 Cura - Antes da imprimação betuminosa deverá ser realizada aspersão de água sobre a superfície, com o caminhão-pipa

13_cura

13 Cura - Proteção mais comum: imprimação betuminosa executada por caminhão espargidor, aplicada imediatamente após a conclusão da compactação. Taxa de imprimação betuminosa: de 0,80 l/m² a 1,20 l/m²

12_cura

12 Cura - O CR executado deverá ser protegido contra a evaporação de água.

11_compactacao

11 Compactação - A compactação da faixa recém-espalhada será iniciada nas bordas do pavimento, devendo as próximas passadas recobrir cerca de 25% da largura da faixa anteriormente compactada.

10_compactacao

10 Compactação - As demais passadas serão com vibração em amplitude tal que garanta o grau de compactação especificado em projeto.

09_compactacao

09 Compactação - É executada pelo rolo vibratório liso, sendo as primeiras duas passadas sem vibração.

08_espalhamento

08 Espalhamento - O espalhamento deverá ser feito em espessura tal que, após compactada, a camada atinja a espessura de projeto.

07_espalhamento

07 Espalhamento - A camada deverá exceder de 30 cm de cada lado a largura total do pavimento de concreto.

06_espalhamento

06 Espalhamento

05_transporte_e_lancamento

05 Transporte e lançamento - O CR transportado por caminhões basculantes deverá ser protegido por lona.

04_colocacao_das_linhas_guias

04 Colocação das linhas guias - Obedeça aos alinhamentos e cotas de projeto, instalados sobre gabaritos metálicos. Mantenha as linhas esticadas e tensionadas, sem catenárias.

03_colocacao_das_linhas_guias

03 Colocação das linhas guias (Execução com fôrmas trilhos) - As linhas devem ser assentadas nas bordas longitudinais do pavimento a ser concretado.

02_preparacao_da_pista

02_Preparação da pista - Nesta etapa, é importante verificar: limpeza, eventuais interferências, logística dos caminhões e demais equipamentos necessários e volume de CR a ser aplicado; além disso, teste os equipamentos e verifique o nivelamento

01_vistoria_da_fundacao

01 Vistoria da fundação - Nesta etapa, verifique a compactação, nivelamento topográfico e a qualidade da imprimação betuminosa.

00_abertura