Ciclo de Drenagem Urbana

As palestras estão disponíveis para Download nos links abaixo dos respectivos vídeos

18/07/2012

 

Erika Mota

Erika Mota é Coordenadora do programa Soluções para Cidades, da ABCP, e fala sobre a tônica do programa, de fornecer informações e subsídios para o desenvolvimento da infra-estrutura das cidades, criando uma rede de cooperação e informação que beneficie a todos.

Clique aqui para baixar a apresentação de Erika Mota.

 

Luis Fernando Orsini

Luis Fernando Orsini, pesquisador e professor da USP, Orsini trouxe aos participantes os resultados mais recentes realizadas no FCTH (Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica), onde é líder da área de projetos de Pesquisa & Desenvolvimento.

Orsini trouxe estudos e avaliações sobre o impactos da urbanização sobre questões como os serviços de drenagem, impermeabilização de solo, ocupação de várzeas e uso da água nas cidades.

Clique aqui para baixar a primeira parte da apresentação de Luis  Fernando Orsini e aqui para baixar a segunda parte.

 

Wilson Italiano

Wilson Luis Italiano é engenheiro civil da FUNASA e consultor da empresa Interação Urbana, e apresentou a palestra “Como obter recursos para investimentos em Drenagem Urbana”, na qual destaca os principais pontos a se observar e dar atenção quando da elaboração de projetos para solicitação de recursos.

Clique aqui para baixar a apresentação de Wilson Italiano.

 

Guilherme Castagna

Guilherme Castagna é coordenador de projeto da Fluxus Design Ecológico. Em sua apresentação, trouxe aos presentes exemplos práticos e existentes de como o uso racional de tecnologias já consolidadas, como telhados verdes, reaproveitamento e retenção de águas pluviais, entre outras, podem ser integradas ao planejamento dos municípios. Há, ainda, destaque para o projeto Harmonia 57, utilizado como case de estudo.

Clique aqui para baixar a apresentação de Guilherme Castagna.

 

Mariana Marchioni

Mariana Marchioni, engenheira civil da ABCP, trouxe aos presentes as perspectivas de uso dos pavimentos permeáveis como alternativa sustentável para uso nas cidades, reduzindo os riscos de inundação. Entre outras vantagens, este tipo de pavimento traz vantagens térmicas, ecológicas e pode reduzir em até 100% as enxurradas, minimizando os altos investimentos de “piscinões” e outros recursos de drenagem urbana.

Clique aqui para baixar a apresentação de Mariana Marchioni.

 

Alirio Gimenez

Alírio Gimenez é diretor técnico da ABTC apresentou as tecnologias em pré-moldados industriais para sistemas de drenagem pluvial, além das especificações e ensaios que devem ser realizados em cada produto para assegurar sua qualidade e confiabilidade.

Especificados e avaliados corretamente, produtos como tubos de concreto, por exemplo, podem atingir os 100 anos de vida útil. Outro ponto foi reforçar a presença da ABTC como órgão disponível para auxiliar os municípios em suas demandas por informação e conhecimentos no assunto.

Clique aqui para baixar a apresentação de Alirio Gimenez.