Nos dois primeiros dias da 25ª Conferência Anprotec, 19 e 20 de outubro, será realizado o Workshop Anprotec voltado aos parques tecnológicos. A atividade contará com a presença do presidente da Rede de Parques Científicos e Tecnológicos da Catalunha e vice-presidente da Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação (IASP), Josep Piqué, e do diretor geral da IASP, Luis Sanz. Em sua 23ª edição, a atividade terá como tema O papel dos parques tecnológicos no desenvolvimento de cidades inteligentes.

Coordenado pelo vice-presidente da Anprotec e presidente da Divisão Latino Americana da IASP, Jorge Audy, o workshop iniciará na segunda-feira, às 10h30, com a participação do secretário de Desenvolvimento Tecnológico do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Armando Milioni. Em seguida, Sanz abordará a temática “Parques tecnológicos e áreas de inovação: a visão da IASP e tendências mundiais”.

Na sequência, já no início da tarde do dia 19, Piqué discutirá a sustentabilidade dos ambientes de inovação a partir das práticas das cidades inteligentes da Espanha. Depois do vice-presidente da IASP, o secretário-adjunto de Administração Sistêmica da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso (Secitec/MT), Elias de Andrade, irá moderar a apresentação de casos sobre as experiências de parques tecnológicos no desenvolvimento de cidades inteligentes e humanas.

Para fechar a programação do 23º Workshop Anprotec, os participantes se reunirão em grupos de trabalho na terça-feira de manhã. Para Audy, o workshop será uma ótima oportunidade para conhecer e analisar os impactos dos parques nas cidades e comunidades, permitindo o compartilhamento de fatores críticos de sucesso nesse tipo de empreendimento. “A presença do Piqué é um dos destaques do workshop deste ano; a temática do impacto das áreas de inovação nas cidades, bem como da gestão e sustentabilidade dos parques, está alinhada com as prioridades e ações da IASP no contexto internacional”, acrescenta o coordenador da atividade.

final-01_bx

Palestrantes convidados 

Para qualificar as discussões do tema principal e proporcionar ainda mais aprendizado aos participantes do 23º Workshop Anprotec, a atividade contará com convidados que desempenham papéis fundamentais ao movimento de empreendedorismo inovador. Além dos brasileiros Armando Milioni, secretário de Desenvolvimento Tecnológico do MCTI, e Elias de Andrade, secretário-adjunto de Administração Sistêmica da Secitec/MT, estarão presentes os espanhóis Josep Píqué e Luis Sanz.

Josep Piqué é presidente da Rede de Parques Científicos e Tecnológicos da Catalunha, vice-presidente da IASP, engenheiro de telecomunicações graduado pela La Salle e pela UPC, com MBA pela Esade e formação pela Massachusetts Institute of Technology (MIT), pela University of Califórnia-Berkeley e pela Universitat Ramon Llull. Vice-presidente da Rede Espanhola de Parques Científicos e Tecnológicos (APTE), o foco central de sua atividade é a promoção da economia baseada no conhecimento e na sociedade, a fim de consolidar o 22@Barcelona como uma referência global de Cidades de Conhecimento em Cidades Inteligentes.

Luis Sanz é diretor geral da IASP, coordenador da World Alliance for Innovation (Wainova), presidente e fundador da Perfil Trh. S.L. e presidente do Conselho da LU2 Ventures Ltd. Já publicou e apresentou vários artigos e trabalhos sobre parques científicos e tecnológicos, inovação, economia do conhecimento e sociologia da globalização. Antes de ser assessor especial de parques científicos e tecnológicos em vários países foi codiretor do Parque Científico de Valência, o qual fundou em 1987, e ocupou cargos de confiança, como a vice-presidência da Associação de Parques Científicos e Tecnológicos da Espanha e a presidência da Divisão Europeia da IASP.