O cimento é um material essencial em qualquer construção, mas você sabia que ele está disponível em diversos tipos? O mais comum é o chamado Cimento Portland. Ele recebe esse nome devido à uma homenagem de Joseph Aspdin, seu descobridor, à ilha britânica de Portland.

Crédito: Equipe de ObraFamoso por ser essencial na construção civil, o cimento Portland é fabricado a partir de três etapas básicas: Mistura e moagem da matéria-prima; Produção do clínquer; Moagem do clínquer, mistura do gesso e aditivos. Suas características podem ser alteradas completamente com a adição de aditivos que agem de maneiras distintas à sua mistura – como gesso, escória, argila pozolânica e calcário. Com isso, é possível obter diferentes tipos de cimento. São eles:

Cimento CP-I ou Cimento Portland Comum: Este é o cimento básico. Tem apenas a adição do gesso, sem aditivos. Com alto custo e baixa resistência, é indicado para construções que não exigem características especiais do cimento.

Cimento CP-II ou Cimento Portland Composto: A principal característica desse tipo de cimento é a menor liberação de calor em contato com a água, ou seja, o menor calor de hidratação.

Cimento CP-III ou Cimento Portland de Alto-forno: O aditivo utilizado no CP-III é a escória de alto-forno. Sua função é aumentar a impermeabilidade e durabilidade do cimento. É indicado para locais onde é necessário um concreto mais robusto, pois ele pode ficar exposto a esgoto, chuva ácida etc.

Crédito: Master House SoluçõesCimento CP-IV ou Cimento Portland Pozolânico: O material pozolânico nesse tipo de cimento pode variar de 15 a 50%. Ele é ideal para concretagem de grandes volumes em lugares com altas temperaturas ou em locais que ficam expostos a água corrente.

Cimento CP-V ARI ou Cimento Portland de Alta Resistência Inicial: Esse cimento é recomendado para a fabricação de concreto e preparo de argamassas. É ideal para obra que necessitam de alta resistência inicial ou uma desenformação rápida. Mas seu uso deve ser evitado em dias secos, com ventos ou sob insolação, pois pode trincar.

Cimento Branco ou Cimento Portland Branco (CPB): Utilizando matérias-primas com baixo teor de manganês e ferro e a utilização do caulim no lugar da argila, o cimento ganha a pigmentação branca.

Cimento RS ou Cimento Portland Resistente a Sulfatos: Indicado para construções em ambientes ao redor de redes de esgoto, indústrias e o mar, pois é resistente aos materiais sulfatados que estão presentes nesses ambientes.

Cimento Portland de Baixo Calor de Hidratação (BC): Este cimento retarda o desprendimento do calor em grandes peças de concreto com a finalidade de evitar o aparecimento de fissuras de origem térmica.

Veja também: Cimentos e suas características

As siglas dos tipos de cimento vêm estampadas nas laterais das embalagens e também na parte frontal, mais precisamente nos cantos superiores e inferiores.

Agora que você conhece um pouco mais sobre a história, a composição e as siglas deste importante material, ficou mais fácil identificar qual é a melhor opção para sua obra!

a AECWeb