Iniciativa visa garantir o direito à água reduzindo perdas

agua23No próximo dia 25 de novembro empresas públicas e privadas e organizações da sociedade civil vão lançar uma das mais importantes iniciativas para garantir o acesso universal à água no Brasil. O Movimento Pela Redução das Perdas nos Sistemas de Distribuição, ou Movimento –Perdas + Água, será apresentado durante o 21º Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, em Brasília, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães. O evento está sendo organizado pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH).

Adesões abertas

Já confirmaram presença ao lançamento Vicente Andreu Guillo, diretor-presidente da ANA, e Sônia Chapman, da área de Desenvolvimento Sustentável da Braskem. Representantes da Nestlé, Basf, Sabesp, Abril, 3M, Novozymes, Odebrecht Ambiental, Enops e Itron também estarão presentes ao evento e devem aderir ao Movimento.

O movimento terá quatro linhas de atuação:

– Políticas públicas, pressão política para que o plano de saneamento adote meta ousada para redução de perdas hídricas; e definindo o papel dos órgãos públicos na execução, no monitoramento e na fiscalização dos sistemas de distribuição e abastecimento de água.

– Consciência e Engajamento – com campanhas disseminadas amplamente por mídias sociais, veículos de comunicação, participação e organização de eventos sobre o assunto.

– Indicadores – elaboração de indicadores confiáveis e consistentes, que permitem monitoramento ao longo de um período e cujos resultados possam ser comparados com outros países.

– Soluções, com duas abordagens: capacitação de gestores e mão de obra, abrangendo prefeitos, assessores e quadros técnicos das prefeituras e empresas de saneamento para gestão dos recursos hídricos, elaboração de projetos, mapeamento de linhas de financiamento e operação de equipamentos; e tecnologia, com acesso às melhores soluções e equipamentos para redução de perdas hídricas. (#-perdas+água)

logoSERVIÇO

Data: 25 de novembro de 2015

Horário: 18h30 às 19h30

Local: Centro de Convenções Ulisses Guimarães – Eixo Monumental – Ala Sul, Brasília – DF

Mais informações: www.abrh.org.br/xxisbrh

da Envolverde