galeria-tamanho-sliderProjetos de inovações, com novos conceitos de engenharia civil, que apontam para soluções aos problemas urbanos são mostrados, discutidos e avaliados em sete painéis de trabalho, dentro do Fórum para Uniformização do Entendimento sobre Pavimentação Urbana.

Os painéis são promovidos pelo Serviço Social Autônomo (Paranacidade), órgão executor dos Programas da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDU). Além deste, dois outros painéis também já foram realizados, com palestras de profissionais especialistas, do quadro interno do Paranacidade e convidados.

Nesta última semana, o palestrante foi o engenheiro civil da Associação Brasileira da Cimento Portland (ABCP), Alexsander Maschio. “A ideia principal está na harmonia da linguagem de todos os técnicos e na busca de uma nova cultura de trabalho na área, praticada por todos os profissionais do Paranacidade”, explica a coordenadora do Grupo de Trabalho de Capacitação Interna do Paranacidade, advogada Maria Geltrude Borguezan.

08112016novaculturaempavimentacaoalexsandermaschio09_No painel de número 07, Maschio e os profissionais do Paranacidade discutiram sobre pavimentos rígidos, paver – para pista e passeio -, além de certificação de materiais, como tubos de concreto e paver, para a busca de soluções de enchentes com o uso de solos permeáveis. “É um trabalho que muda conceitos de engenharia civil”, disse Maschio. Ele teceu considerações sobre o convite recebido.

“É fantástico conversar com técnicos que podem fomentar uma nova visão profissional em todo o Paraná. Mudar uma cultura para a melhoria de projetos, com maiores exigências para soluções melhores, mais eficientes e eficazes. É muito importante esta troca de experiências e de reflexões para o bem comum”, destacou.

O Fórum para a Uniformização do Entendimento sobre Pavimentação Urbana abrange temas sobre Legislação; Plano Diretor; Interferências com o Meio Urbano; Classificação de Pavimentos; Composição de Pavimentos Flexíveis; Pavimentos Permeáveis; Ensaios; Raios de Curvatura; Sinalização Viária; Aspectos de Macrodrenagem; Coleta de Águas Pluviais; Drenagem para Evitar Erosões; Soluções de Drenagem para as Cidades; Redes de Galerias Pluviais; Jazidas e Material Utilizável; Serviços Preliminares; Substituição de Solo Mole; Espessura de Revestimentos; Critérios de Medição.

Ainda, um Painel só sobre Fiscalização de Obras Públicas que inclui: Irregularidades Mais Comuns; Deficiências no Projeto Básico; Superfaturamento; Licitação Restringida; Conluio entre Proponentes; Alterações Contratuais e Outros Tipos de Irregularidades que devem ser combatidas por todos. Conceitos de Orientações Técnicas; Responsabilidades e Responsabilizações; Segurança no Trabalho; Orçamentos; Cronogramas e outros temas importantes para alcançar a harmonização e o mesmo sucesso no trabalho.

Confira, abaixo, a galeria de imagens do Fórum: