De 5 a 7 de julho: especialistas internacionais em perdas de água reúnem-se em SP

A Câmara Temática de Gestão de Perdas da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, realizará, de 5 a 7 de julho, o Seminário Internacional “Controle de perdas e o enfrentamento da escassez hídrica”. Este será o maior encontro do tema realizado na América Latina e contará com presenças de grandes especialistas mundiais, além de palestrantes brasileiros. O seminário é uma das etapas preparatórias para o 29º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, que será realizado em São Paulo em 2017 e que integra a construção do Fórum Mundial da Água, a ser realizado em Brasília em 2018.

Serão dois dias de palestras, debates e apresentações de estudos de caso. Entre as presenças internacionais confirmadas estão Ronnie Mckenzie (África do Sul), Roland Liemberger (Áustria), Alan Wyatt (Estados Unidos), Sue Mosburg (Estados Unidos), Julian Thornton (Inglaterra), Enric Castelvi (Espanha), Michel Vermersch e Fátima Carteado (França/Brasil).

smeinarioagua

O tema “perdas de água” é um dos mais relevantes do saneamento em todo o mundo. No Brasil, as questões relacionadas às perdas entraram definitivamente na pauta do setor, da imprensa e da sociedade em geral com a crise de escassez hídrica enfrentada no país (leia o estudo A Crise Hídrica e a Redução dos Índices de Perdas: http://abes-dn.org.br/pdf/CriseHidrica_indices.pdf ).

O coordenador da Câmara Temática de Gestão de Perdas da ABES, Ricardo Röver Machado, ressalta que, de fato, alavancada pela grave e histórica crise hídrica que se acometeu sobre uma das maiores regiões metropolitanas do planeta, a preocupação com a redução das perdas de água tomou definitivamente o seu lugar de destaque. “Não apenas pela sua relação direta com as questões de meio ambiente e sustentabilidade, como também pela sua importância respectiva ao equilíbrio financeiro das empresas de saneamento”.

“O seminário internacional será o maior evento sobre perdas na América Latina. Logo depois da região sudeste do Brasil atravessar uma das maiores crises hídricas de sua história, é importante a reflexão sobre o quanto o programa de perdas ajudou a superar esta fase. Vamos receber vários especialistas do mundo, tanto da Europa quanto da América do Norte, América Latina e África. Este é o momento dos profissionais do setor obterem mais conhecimento e avançar nas questões técnicas relativas à redução de perdas”, ressalta Roberval Tavares de Souza, membro da Diretoria Nacional da ABES e coordenador do seminário.

“Nos últimos anos, com as recorrentes escassez e crise nos recursos hídricos, aliados à crescente demanda por melhores serviços e parcimônia de custos, ao aumento da população e ao crescimento desordenado das cidades, as preocupações quanto à melhoria operacional e ao controle de perdas nos sistemas de água passam a ser fundamentais à sobrevivência de qualquer operador, não importando seu tamanho, e se público ou privado”, frisa Dante Ragazzi Pauli, presidente nacional da ABES.

Mais informações, programação e inscrições para o seminário podem ser encontrados neste link

Serviço:

Seminário internacional “Controle de perdas e o enfrentamento da escassez hídrica”
Quando: de 5 a 7 de julho de 2016
Local: Holiday Inn Parque Anhembi – Rua Professor Milton Rodrigues, 100 – Parque Anhembi – São Paulo – tel: (11) 2107-8844
Investimento: não sócios – R$ 1200,00
Investimento: sócios da ABES R$ 960,00
(os valores incluem almoço e coffee break)