No último sábado, dia 19 de outubro, a AEA/SJCampos, em conjunto com a Federação Brasileira de Associações de Engenheiros – Febrae e o Instituto Soluções para Cidades levaram a São José dos Campos um debate sobre diagnósticos e metodologia de projetos em espaços públicos.

A iniciativa ocorreu através de um curso inédito, ministrado pela arquiteta e urbanista Simone Gatti, autora do Manual de Espaços Públicos lançado em agosto pela ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland), como parte do projeto Soluções para as Cidades. Cerca de 40 profissionais participaram do curso.

No curso, a urbanista mostrou alguns projetos que podem ser utilizados como referência aos profissionais, apresentando uma metodologia para que os presentes possam desenvolver seus projetos, considerando desde a identificação dos problemas até os potenciais da cidade e região. “A qualidade de vida de uma cidade é medida pela dimensão da vida coletiva que é expressa nos seus espaços públicos, seja no parque, na praça, na praia ou mesmo na rua”, diz Simone.

Após São José dos Campos, o curso seguirá para diversas outras cidades brasileiras, em uma iniciativa do Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU e da Febrae.

O objetivo do Programa Soluções para Cidades é tornar as áreas públicas democráticas e trazer maior qualidade para as cidades brasileiras. Já o Manual de Espaços Públicos, de autoria de Simone, traz informações técnicas e orientações para os profissionais trabalharem no desenvolvimento de cidades mais humanizadas, sempre dando prioridade para as pessoas.

O material contempla desde o ponto inicial para se estabelecer uma política de tratamento e criação de espaços de uso comum em uma cidade, até a aplicação deste processo, por meio de boas soluções de projetos já aplicados no Brasil e em outros países da América Latina.

Simone Gatti é arquiteta e urbanista, doutoranda da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e especialista em Projetos Urbanos pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Trabalhou na coordenação de diversos planos e projetos urbanos, como Operações Urbanas, Planos de Mobilidade e projetos de parques e praças no município de São Paulo.

com informações do Jornal Joseense