IED_postClarisse Linke , diretora-executiva do ITDP Brasil, vai coordenar o curso de Curso de Mobilidade Urbana Sustentável no Instituto Europeo di Design (IED Rio) – rede internacional de alta formação em design, moda, comunicação visual e gestão de disciplinas criativas.

O processo seletivo está aberto e a primeira turma tem início previsto para março desse ano. Com carga horária de 60 horas, o curso tem como objetivo ampliar e qualificar a capacidade dos tomadores de decisão e formadores de opinião, tanto nos setores público quanto privado, para planejar, implementar e monitorar políticas sustentáveis de mobilidade urbana. O curso é dividido em  aulas teóricas e práticas em formato de oficinas, nas quais os alunos trabalham em grupos.

Os alunos aprenderão conceitos de planejamento urbano e seu impacto no desenvolvimento econômico, social e ambiental; conceitos de planejamento, gestão e governança, considerando os diferentes territórios urbanos e metropolitanos; conceitos de mobilidade urbana sustentável incluindo transportes públicos e coletivos, transportes ativos, gestão da demanda, segurança viária, acessibilidade, transporte e gênero e outros temas.

cursoTemas do Curso

Infraestrutura integrada de mobilidade urbana, Inovação, tecnologia & design de serviços, Planejamento, gestão e governança da mobilidade urbana e metropolitana, Resiliência e adaptação da mobilidade urbana às mudanças climáticas e outros. O plano de estudos está disponível para download aqui.

Processo seletivo e inscrição

Para iniciar o processo de inscrição, o aluno precisa preencher a ficha de inscrição e fazer upload do CV.

O currículo será analisado pelo departamento responsável e em seguida serão enviadas as instruções para efetivação da matrícula.

do ITDP Brasil