Cuiabá deve ganhar 10 mil árvores até o final de abril

A Prefeitura de Cuiabá iniciou ao fim de março o plantio de 10 mil árvores por toda a cidade, em ação que se estenderá até o final do mês de abril. O primeiro local a receber cerca de 500 mudas foi o Morro do Condor, no bairro Coophamil, totalmente revitalizado.

O secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, explicou que a iniciativa visa recuperar o título de “Cidade Verde” para o município e a quantidade deverá ultrapassar o número de espécies retiradas para as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

“Serão plantadas em torno de 1,5 mil mudas por semana, durante as comemorações do aniversário de Cuiabá [8 de abril]. O objetivo é de que todas as vias sejam arborizadas, pois além do embelezamento, as árvores garantem uma temperatura mais amena e agradável”, disse Stopa.

Somente no primeiro mês do programa, foram plantadas mais de 150 mudas.

Somente no primeiro mês do programa, foram plantadas mais de 150 mudas.

Segundo ele, a Avenida Archimedes Pereira Lima (Estrada do Moinho) será uma das vias totalmente arborizadas durante a ação e deve receber mudas de espécies nativas e ornamentais. “Ainda estamos fechando a lista completa dos locais que receberão árvores, mas as grandes avenidas estarão incluídas”, comentou o secretário.

Ações voluntárias

A prefeitura da capital mato-grossense afirmou que realiza iniciativas para promover a arborização da cidade desde o começo da gestão, com doação de mudas no Horto Florestal e ações voluntárias com Organizações Não Governamentais (ONGs). Em fevereiro, teve início o programa Plante uma Árvore, que incentiva os moradores a plantarem mudas nas calçadas e quintais das casas.

“Somente no primeiro mês do programa, foram plantadas mais de 150 mudas. Com esse programa, temos a garantia de que a planta não morrerá, uma vez que o plantio é feito por técnicos da secretaria, que orientam os moradores a respeito dos cuidados que a espécie escolhida requer”, explicou Stopa.

Qualquer pessoa interessada pode fazer o pedido através do Facebook da Secretaria de Serviços Urbanos, informando endereço, tipo de muda e se no local há rede elétrica próxima. Ou retirar as mudas desejadas diretamente no Horto Florestal.

Da Envolverde / EcoD