Alvo de questionamentos aqui; consolidadas acolá. As bicicletas representam uma alternativa ecológica, saudável e favorável à redução do alto tráfego de carros para a mobilidade urbana. A cidade de Hamburgo, por exemplo, quer eliminar o uso de automóveis por meio do projeto Rede Verde — cujas soluções envolvem ciclovias entre os núcleos da cidade.

Além da Alemanha, diversos outros países europeus já contam com projetos que incentivam o uso da magrela nas metrópoles — até porque, a cultura do ciclismo já é bastante difundida em determinadas nações do velho continente.

ciclovia-em-londres-sobre-o-trem1Em Londres, após o plano da ‘superciclofaixa’ – que ligará regiões leste e oeste da capital inglesa –, um novo projeto promete enriquecer as opções viárias para ir e voltar de bicicleta. Concebido pela empresa Foster + Partners, o SkyCycle prevê a construção de 220km de ciclovias sobre os caminhos das linhas de trem suburbanas, com mais de 200 entradas.

O SkyCicle teria capacidade média para 12 mil ciclistas por hora e poderia beneficiar quase 6 milhões de habitantes. A empresa ainda procura investidores interessados em apoiar o projeto.

do Portal AECweb